segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Mundo será Digital



O mundo será digital! A afirmativa pode soar estranha, especialmente para quem está um pouco distante do universo da comunicação, mas para o expectador atento e que acompanha a intensa evolução digital, não tenho dúvidas de que ele está agora concordando comigo. O mundo da comunicação será totalmente digital.


A convergência da mídia com a integração das plataformas texto, áudio e vídeo, lá nos anos 60, já mostrava o quão dinâmico seria o universo da mídia.Jornal, revista, rádio, televisão, ou seja, a palavra integrada ao som, inserida em imagens e movimentos, impulsionaria não só a indústria da comunicação, mas o próprio mercado publicitário em todo o mundo. Mas, sem dúvida alguma, é o sistema digital o principal responsável pela grande convergência da mídia moderna.


Sua intensidade é tamanha que potencializa a comunicação de marcas mesmo sem o prévio conhecimento e até o controle dos anunciantes. Ouvem-se, por exemplo, as menções publicitárias na televisão enquanto que a programação original foi feita no rádio.


Assistem-se a imagens de comerciais no celular enquanto que a inserção foi prevista apenas para a televisão. E praticamente tudo pode ser acessado, visto, ouvido e até tocado pela Internet. Agora, parece que a grande transformação acontecerá no cinema.


A película, aos poucos, está sendo substituída pelo formato digital.Um novo sistema de transmissão via satélite, inventado aqui, por brasileiros, além de reduzir os custos das cópias do longa-metragem, um dos grandes problemas dos distribuidores, agrega maior qualidade ao sistema de comercialização da publicidade no cinema e poderá dinamizar, a meu ver, toda a indústria cinematográfica.


Até hoje, o filme publicitário é apresentado na sala exibidora, indistintamente, sem muito controle. É veiculado em todos os intervalos das sessões durante a semana, sem nenhuma possibilidade de escolha dos melhores dias, dos melhores horários e até do melhor longa-metragem em exibição no momento.


Já o novo sistema de transmissão garante total flexibilidade, quer na captação de conteúdo quer na veiculação do comercial publicitário. Muitos torcem pelo sucesso do novo sistema de transmissão digital, inclusive porque a eventual redução dos custos operacionais poderá provocar também a redução no próprio custo do ingresso do cinema.


E se isso acontecer, os profissionais de mídia poderão desfrutar ainda mais das qualidades do cinema enquanto veículo publicitário. Afinal a indústria do entretenimento é hoje uma das mais eficazes e eficientes plataformas de comunicação do mundo moderno.

Angelo Franzão

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