sexta-feira, 2 de maio de 2014

Soluções para cultivar um cantinho verde


O espaço é pequeno? Não faz mal. Segue aqui, maneiras alternativas para cultivar espécies em quase todos os espaços.


A rosa-trepadeira adorna este coqueiro em uma fazenda do interior paulista. Em vez de amarrar a espécie ao tronco, a paisagista Regina Rotelli (11 3661-3985) optou por uma solução inusitada: usou duas escadas de madeira para conduzi-la. “Procurei não esticar as plantas até o topo dos suportes. A ideia é que, com o tempo, as roseiras preencham os tutores e ganhem uma cara de arbusto”, explica. Além desse, há outros cuidados fundamentais: plantar a sol pleno, podar anualmente e colocar os adubos foliar e com esterco na composição. “A espécie floresce o ano todo, à exceção do inverno, época ideal para a poda”, ensina. Já o início da primavera é propício à condução, pois é o período de maior crescimento.
Nos fundos de um sobrado, a paisagista Helena de Azevedo Freitas (11 2894-8678) organizou a área de 10 x 10 m ao redor de uma mesa de granito de 1,20 m de diâmetro, da Pagliotto (11 5041-5288). Esse móvel, assim como os bancos e as cadeiras de teca, aguenta bem as intempéries. O único elemento que pede manutenção atenta são as escaevolas (Scaevola aemula, 1), que precisam ser regadas duas vezes ao dia. De resto, basta retirar as folhas secas das espécies. Antes, o quintal tinha um piso bastante danificado e uma parte coberta de terra. “Forrar o chão com manta de drenagem e, por cima, espalhar pedriscos foi uma maneira rápida e sem quebra-quebra de unificar o ambiente”, diz a paisagista. Para completar, ela projetou um caminho de pedra miracema.
Perto do fim da reforma, a proprietária desta cobertura não via a hora de terminar a obra. Por isso, o paisagista Odilon Claro adotou soluções rápidas na renovação da área externa: cobriu o piso antigo com um deque de itaúba sem verniz e as paredes receberam uma tinta à base de terra e molduras de peroba de demolição, enquadrando meios-vasos. “No espaço definido pelas molduras, apliquei um tom mais escuro da mesma tinta, o que barateou a ideia”, diz. Ele lembra ainda que, em uma cobertura, as plantas não podem ser altas demais, senão o vento as derruba. Optou-se, então, por exemplares de baixo e médio porte, sendo que os maiores ficaram junto aos guarda-corpos, como o jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi, 1) e a clúsia (Clusia rosea, 2). Além do jasmim, a azaleia-japonesa (Rhododendron x simsii, 3) garante flores no espaço. Móveis, vasos e plantas da Anni Verdi (11 3064-7924).
 Falta de espaço não é motivo para deixar de lado a ideia de ter um jardim em casa.. Hoje em dia existem opções para qualquer espaço. Varandas, quintais e até mesmo ambientes internos podem ser locais adequados para cultivar plantas.
Reprodução
Cobrir muros e paredes com trepadeiras; fazer um painel com orquídeas ou bromélias; canteiros com vasos pequenos e espécies diferenciadas - basta usar a criatividade e abusar dos produtos oferecidos pelo mercado de paisagismo.

Reprodução
 Só precisa ter em mente que em lugares pequenos as plantas não terão espaço para crescer e se desenvolver, por isso, o cuidado deverá ser redobrado com adubação, incidência de luz e rega. 
Jardim para leitura
Ter um espaço no seu jardim para ler um bom livro pode ser muito proveitoso. Imagina poder ocupar a cabeça com uma boa história ao ar livre, em meio ao verde, não é má ideia né!?
balanços e casinha no jardim
Toda criança ama balanços e você pode fazer de duas formas: utilizando pneus ou fazendo com madeiras de demolição. Há alguns balanços bem legais e seguros produzidos com materiais como plástico também.  A ideia da foto fica muito bacana! Já a casinha seja no gramado do jardim ou na arvore trata muita diversão para a garotada.

5 móveis para ter um Jardim em qualquer cantinho
Os jardins verticais, foram criados justamente para amenizar a falta de áreas verde em espaços pequenos. Suas aplicações se dão tanto nas paredes internas como em muros externos. São super práticos para lidar com as plantinhas.
As flores trazem beleza e perfume ao ambiente e com pequenos cuidados diários você consegue trazer um pouco da natureza pra sua casa! algumas plantas podem ser plantadas em vasos ou em seu jardim para perfumar seu ambiente.
É através da distribuição das plantas de acordo com sua cor que forma-se um belo jardim. 
Thinkstock/Getty Images
Até mesmo um simples corredor de passagem pode ser transformado em um jardim. Para ter um belo orquidário, o segredo é a criatividade na hora da composição e harmonização dos elementos. Uma das alternativas é compor o espaço escolhido com vasos de diversos tamanhos, formas, materiais e cores.
Thinkstock/Getty Images
 Todo pequeno jardim deve ser bem iluminado, preferencialmente escolhendo uma ou duas espécies para serem o destaque do jardim. “O uso de pequenas fontes de água também é interessantes pois cria sensações auditivas relaxantes”.
Charme - Para ajudar no colorido do jardim,  vaso de flores com as plantas já disponíveis na casa: orquídeas, chuva de ouro e algumas suculentas.




Nenhum comentário: