quinta-feira, 3 de abril de 2014

Espaços para pessoas, para convivência...

Prefeitura de São Paulo substitui vagas por espaço de convivência.
Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação

“A  Zona Verde é um contraponto a zona azul, onde as pessoas podem estacionar seus carros na cidade, gostaria de ressaltar que  não há como discutir mais espaço para as pessoas sem discutir a circulação dos  automóveis e a mobilidade urbana. Podemos enxergar a Mobilidade Urbana através de  dois viés,  como atividade Fim ( que trata  de  transportar pessoas de um ponto ao outro) ou como atividade meio, ( a mobilidade urbana como meio de desenvolvimento social) .  Não basta apenas melhorar o sistema de transportes, nós queremos morar próximo do trabalho,  da escola, do lazer, queremos poder andar a pé, de bicicleta, poder sentar, conhecer novos amigos e  viver em comunidade, conviver. O  Instituto Mobilidade Verde  acredita que só teremos uma cidade mais humana, mais sustentável e mais equitativa, se passarmos a adotar um  modelo de Mobilidade Urbana como meio de desenvolvimento social.”
(discurso do presidente do IMV (Instituto Mobilidade Verde) durante o lançamento do projeto na cidade de São Paulo)

http://institutomobilidadeverde.wordpress.com
Os parklets são plataformas que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas. “Nós estamos lançando hoje uma política. Não é mais um laboratório, não é mais um experimento, é uma política de ocupação. Uma extensão do calçamento que faz com que os pedestres e ciclistas tenham uma área onde possam utilizar e ocupar, que vai permitir o melhor funcionamento da cidade. A ideia é que muitos Parklets se instalem em São Paulo”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.


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Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação
“Qualquer calçada que respeite os termos do decreto pode ser estendida. A pessoa pode ser comerciante, um lojista, pode ter um restaurante e eventualmente a própria comunidade pode ter interesse em manter o Parklet. A manutenção é privada e a fruição é pública, ou seja, você não pode privatizar o espaço, você não pode reservar o espaço para o seu uso pessoal. Ele é um espaço público, é uma extensão do calçamento”, disse Haddad.

Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação

Objetivos das Zonas Verdes

  1. Debater com a sociedade e dialogar com o poder público as condições dos espaços urbanos, seus modos de uso e ocupação;
  2. Estimular o desenvolvimento de políticas públicas que permitam a implantação permanente das Zonas Verdes, tornando as ruas mais seguras, equitativas e humanas;
  3. Discutir amplamente o papel da cidade voltada para as pessoas e os pedestres, bem como o uso do solo com equidade;
  4. Aumentar o espaço público por pessoa na cidade, tornando ruas e bairros mais humanos e amigáveis, ativando o convívio e o comércio local;
  5. Discutir o espaço dos automóveis na cidade;
  6. Estabelecer um canal de diálogo com a sociedade para debater a forma de ocupação dos espaços e descobrir qual a maneira mais adequada de transformar a cidade em um espaço melhor, mais humano e gentil para todos.


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Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação
 

Alguns critérios a se considerar ao sugerir uma Zona Verde:
  • Local precisa ser plano
  • Não pode haver ocorrência de enchentes no local
  • Áreas comerciais com fluxo de pedestres e automóveis são mais indicadas
  • A rua precisa ser zona azul
  • Precisa estar pelo menos 3 m da esquina
  • Não pode ficar em frente a guia rebaixada
  • Não pode ficar em frente a imóvel ou espaço tombado pelo patrimônio histórico
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Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação
Iluminação autônoma - em energia elétrica, as lâmpadas são de Led e carregadas por  bateria solar.
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Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação

Paisagismo - conceito que leva em consideração o entorno da intervenção...

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Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação
   


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