segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Geração dos Computadores

1ª GERAÇÃO (1940 - 1952): Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade. O computador tinha apenas usocientífico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Istocaracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas porKms de fios ligados manualmente. Isto explica as enormes dimensõesfísicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programaçãoera feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado. As operações de cálculos eram realizadas em milesegundos. Realizando 39.000 adi-ções/segundos. Era constituída por todos os computadoresconstruídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em camposcientíficos e militares. A única forma de armazernar dados era atravésde cartões perfurados.
2ª GERAÇÃO (1952 - 1964): Esta Geração foi originada pela revolução dosTransistores os quais substituíram as volumosas válvulas.Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista quecada transistor substituía dezenas de válvulas. Desta maneira os computadorestornaram-se consideravel-mente menores e devido a isso, muitomais velozes. O computador começa a ser utilizado nasgrandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processamentode cada vez. Com o desenvolvimento das técnicas de integração, surgiram osCircuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha, várias dezenas, centenas ou milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha,dando o nome de microprocessador (processador miniatura).

A linguagem deprogramação foi simplificada e já se podia programar através demnemônicos (comandos abreviados). Esta linguagem denomina-seASSEMBLER.As operações de cálculos eram realizadas em milionésimos desegundos. Realizando 204.000 adições/segundos. Além do surgimentodos núcleos de ferrite, fitas e tamboresmagnéticos passam a ser usados como memória.


3ª GERAÇÃO (1964 - 1971): A 3ª Geração surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados - SLT (Solid Logic Technolo-gy) uma técnica de microcircuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos. As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). Esta classificação ébaseada na quantidade de componentes que o integrado contém.
Aprogramação dos computadores desta geração foi facilitada pelo aparecimentode linguagens orientadas para o problema específico. As linguagens são de naturezauniversal e assemelham-se cada vez mais a linguagem do homem. As operações decálculos eram realizadas em bilionésimos de segundos.Realizando 1.280.000 adições/segundos.
4ª GERAÇÃO (1971 - 1981): ETem como marco inicial osurgimento do microprocessador, a redução no tamanhodos computadores foi muito grande. Surgem muitas liguagensde alto-nível e nasce a teleinformática, transmissão de dados entrecomputadores através de rede.
5ª GERAÇÃO (1981 - ????): Surgimento do VLSI. Inteligência artificial,Altíssima velocidade de processamento, alto grau de interatividade, entre outras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! :D