segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"A informática" O que é?

Quando falamos ou ouvimos falar a palavra Informática associamos de imediato a palavra computador. Esta associação tem muito sentido, pois, sem dúvida, os progressos realizados no domínio dos computadores que estiveram na base do desenvolvimento de uma nova ciência, a CIBERNÉTICA ; Ciência definida como: A ciência que estuda as leis gerais da informação.
Quando precisamos recorrer aos meios automáticos para realizarmos quaisquer operação em um sistema de informação, penetra-se no mundo da INFORMÁTICA .
Mas, de onde vem a palavra informática? Não é uma palavra americana? É, por incrível que pareça a palavra informática não é americana, ela é italiana, foi criada antes da década de 70 e nasceu da junção de outras duas palavras:infor = informazionemática = matemática

A Informática é o tratamento automático de informações através da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, utilizando por base, os computadores.

Mas o que é um computador?

É um conjunto de dispositivos eletrônicos interligados e orientados por programas que nos auxiliam na execução de tarefas.
Organização Computacional

Sistemas Computacionais: compostos por hardware e software;
Hardware: parte física do computador(mouse, teclado, placas de vídeo e rede, fios, entre outros.Softwares: toda parte lógica do computador, são os programas que o compõe, sistema operacional e aplicativos em geral.
Príncipio de funcionamento

O computador não é uma máquina com inteligência, na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

Entrada de dados

Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornêce-los a ele. Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado, o mouse, disquetes e CDs para entrada de dados, e outros.

Processamentos de dados

Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados é feito na memória do computador, que pode ser volátil (isto é, desapare quando o computador é desligado), referenciada pela memória RAM (Random Acess Memory - memória de acesso aleatório), ou pode ser permanente (enquanto não é "apagada" por alguém) através do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo.
O processamento dos dados é feito na CPU - Central Process Unit - unidade de processamento central ( ou simplismente processador, como o Pentium), onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagadada memória, sofrendo transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.
Os dados resultantes do processamento das informações pelo computador podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados de saída do computador: tanto texto normal ou formatado ou gráficos. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel podemos fazer o uso de impressoras; se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, de disquetes, CDs, ou então conectar os computadores em rede (resumidamente, ligá-los através de cabos).

Saída de dados




Nenhum comentário: