Os Parklets
Criados em São Francisco, nos EUA, os parklets surgiram como forma de
converter o espaço do estacionamento dos automóveis na via pública em
áreas recreativas temporárias, estimulando a discussão do uso dos
espaços da cidade de forma mais equilibrada. No Brasil o conceito de
parklet surgiu em São Paulo, em 2012. A primeira implantação aconteceu
no ano seguinte, liderada por um grupo composto por arquitetos,
designers e ONGs.
Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação |
A boa avaliação da população permitiu à Prefeitura de São Paulo
transformar a ideia original em política pública de ocupação dos espaços
públicos da cidade, revertendo áreas originalmente destinadas aos
automóveis para as pessoas.
Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação |
Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação |
Foto: Instituto Mobilidade Verde/Divulgação |
Instalação
No caso de pessoas físicas ou jurídicas, a solicitação deverá ser feita à subprefeitura competente, junto a um termo de compromisso de instalação, manutenção e remoção do parklet. Caberá também à subprefeitura averiguar a conveniência do pedido e publicar edital destinado a dar conhecimento público do mesmo.
Para instalação, a proposta deverá atender às normas técnicas de acessibilidade, diretrizes estabelecidas pela Companhia de Engenharia e Tráfego – CET e pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – CPPU. Entre as restrições estão, por exemplo, a instalação de parklets em locais onde haja faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas, ou em vias com limite de velocidade acima de 50 km/h.
A instalação da estrutura poderá ser de iniciativa da Administração
Pública ou de qualquer munícipe (pessoa física ou jurídica). Os custos
financeiros referentes à instalação, manutenção e remoção do parklet são
de responsabilidade exclusiva do mantenedor.
http://ciclovivo.com.br/noticia/prefeitura-de-sp-substitui-vagas-por-espaco-de-convivencia
http://institutomobilidadeverde.wordpress.com/page/7/?blogsub=confirming
Nenhum comentário:
Postar um comentário