domingo, 1 de abril de 2012

Onde Reciclar


No Brasil existem unidades industriais com capacidade instalada para reciclar resíduos, e qualquer outro material que possa ser reciclado. Distribuídas de norte a sul do país, estas unidades são empresas transformadoras de matérias-primas, fabricantes de embalagens, retomadores e recicladores.



Bairro Coophema discute destino do lixo por meio de Fórum


A Prefeitura Municipal de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está estendendo o Fórum Lixo e Cidadania que há um ano vem estudando a coleta seletiva, para os bairros da Capital. Para este mês de abril o Fórum se realizará no dia (14), no Centro Comunitário do Bairro Coophema, na Rua Maringá sn°, em frente à igreja católica Santa Maria Gorete. 

Conforme o Presidente do Fórum e também Secretário Municipal de Meio Ambiente, Archimedes Pereira Lima Neto, Cuiabá é uma das cidades do Brasil que apesar da disparidade do volume de lixo recolhido de forma tradicional, faz parte de um seleto grupo de cidades, que já despertou para a necessidade de diminuir o volume de lixo que vai para o aterro sanitário, reduzindo os impactos ambientais e fortalecendo um segmento econômico cada vez mais em foco em todo o mundo: a reciclagem. 

“Estamos estendendo o Fórum para os bairros da capital para conscientizar não só as cooperativas de catadores, como toda a sociedade civil para correta destinação do lixo domiciliar. O bairro Coophema será o primeiro bairro a realizar a coleta seletiva em Cuiabá, e a Educação Ambiental é o primeiro passo que daremos para saber reduzir, reutilizar e reciclar”. 



O que é Coleta Seletiva ?

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros.

As quatro principais modalidades de coleta seletiva são: domiciliar, em postos de entrega voluntária, em postos de troca e por catadores.

A coleta seletiva domiciliar assemelha-se ao procedimento clássico de coleta normal de lixo. Porém, os veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal.

A coleta em PEV - Postos de Entrega Voluntária ou em LEV - Locais de Entrega Voluntária utiliza normalmente contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos fixos, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis.

A modalidade de coleta seletiva em postos de troca se baseia na troca do material entregue por algum bem ou benefício.

O sucesso da coleta seletiva está diretamente associado aos investimentos feitos para sensibilização e conscientização da população. Normalmente, quanto maior a participação voluntária em programas de coleta seletiva, menor é seu custo de administração. Não se pode esquecer também a existência do mercado para os recicláveis.

Nenhum comentário: