sexta-feira, 20 de maio de 2011

ESPECIALISTA EM GAMES CONSIDERA O BRASIL “O PAÍS DO FUTURO’’


Conceituado no mundo inteiro, o professor Scot Osterweil mostra a educadores brasileiros como utilizar os jogos eletrônicos no aprendizado
O professor nova-iorquino Dr. Scot Osterweil, reforçou durante o Fórum da Interdidática 2011, que considera o Brasil “o País do futuro’’. Diretor de criação e pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ele abordou como os jogos eletrônicos podem contribuir no ensino e na aprendizagem.
“Os jogos tem como principal atrativo a brincadeira e é essa característica que deve nortear o trabalho de conceitos que serão utilizados na escola,” explica o especialista, considerado uma referência mundial em games educativos.
Os games integram os estudantes, promovem parcerias para enfrentar desafios, exploram possibilidades e permitem perceber que os erros ou acertos podem ser produtivos. “Quanto mais jogamos, mais aprendemos de novas estratégias. E isso vale para várias situações ao longo da vida do estudante”, diz o professor.


Fonte:
http://interdidatica.com.br/imprensa/177-especialista-em-games-considera-o-brasil-o-pais-do-futuro

Especialista em jogos eletrônicos apresenta inovações na aplicação de games na aprendizagem


Atendendo o KIT Eventos e o KIQ Quais são os principais eventos em EaD, educação, TIC (LMS)?

Conceituado no mundo inteiro, o professor Scot Osterweil, pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology), mostra a educadores brasileiros como agrupar o aprendizado aos jogos eletrônicos

O Professor Dr. Scot Osterweil participará de uma das Conferências do Fórum da Interdidática 2011, no dia 10 de maio. “Games na Aprendizagem: Tudo o que Sei Eu Aprendi Jogando” será o tema abordado para compreender como jogos podem contribuir no ensino e na aprendizagem, enfatizando que a nova prática mostra que é possível aprender, brincando.

O projeto dos Games na Aprendizagem desenha softwares de jogos eletrônicos que incentivam o conhecimento e a alfabetização dento da sala de aula e também em outros ambientes que contam com o uso de internet. “Trata-se de uma abordagem inovadora, estudo versus aprendizado, uma maneira diferente de lidar com as novas tecnologias e a comunicação, incentivando o envolvimento dos conceitos acadêmicos através do ato direto de jogar”, adianta o professor.

Formado na Universidade de Yale, nos EUA, o Professor Dr. Scot Osterweil é diretor de criação e pesquisa do MIT, além de ser o principal designer de softwares e jogos eletrônicos.

Segundo Jorge Vidal, diretor da feira, este é um dos temas que consolidam a Interdidática como o evento mais completo e atualizado no que diz respeito às tecnologias educacionais. “Dr. Scot Osterweil é referência mundial em games educativos, forte tendência para ferramentas de aprendizagem futuras”, complementa Vidal.

O Fórum da Interdidática terá dois focos: Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação. As duas vertentes são de suma importância para que os profissionais da educação entendam e saibam como se beneficiar das inovações dos padrões de aprendizagem, gerando a discussão e troca de informações sobre a implementação de metodologias de ensino diferenciadas.

Sobre a Interdidática 2011 - Feira Internacional de Tecnologia Educacional, realizada de 10 a 12 de maio de 2011, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Tradicional no calendário da cidade, o evento deve receber cerca de 14 mil visitantes do Brasil e do exterior, entre eles: educadores e gestores da área. Disponibilizará toda a área do Anhembi (22. ooo m2) para a exposição de produtos e serviços, ofertados por empresas nacionais e internacionais. A Interdidática, principal evento de tecnologia educacional do país, reunirá um seleto grupo de profissionais da área para discutirem sobre as novas formas de aprendizagem através das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação –, aliado a recursos inovadores e metodologias avançadas. O evento compreende o Fórum que aborda dois temas centrais: Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC, a Conferência dos Municípios - “Políticas Educacionais para Inclusão Digital” e o 2º Seminário Internacional de E-Learning – Aprendizagem Aberta e Informal no Ensino Superior. O evento também se destaca pela oportunidade de networking entre profissionais da área e empresas de destaque, proporcionando um excelente encontro para compartilhar experiências e gerar novos negócios.



Fonte:
Da Redação - Revista INCorporativa

Ilha do Empreendedor


Único business game em tempo real para até 40 jogadoresLudo Park é uma solução inovadora para o ensino da gestão, que estimula o aluno através de uma intensa experiência prática de rico conteúdo multidisciplinar.

Ilha do Empreendedor traz uma abordagem única para o trabalho do Empreendedorismo nas instituições
Uma intensa experiência prática e multijogador ensina todas as etapas do processo de abertura de um negócio, de forma dinâmica e estimulante
O cenário da disputa é uma ilha virtual, com um mercado em expansão e uma economia extremamente favorável.
Os alunos começam como micro-empresários e vão competindo, negócio a negócio, em busca de se tornarem o maior empreendedor.
  • Relatórios completos para o professor
  • 50 negócios diferentes para serem explorados
  • Diferentes possibilidades estratégicas
  • Mercado da ilha e recursos compartilhados
  • "Banco da Ilha", com o recurso de empréstimo
  • Informações do jogo baseadas em dados reais
  • Material de apoio com diversas sugestões de aplicação em aula
  • Não requer conhecimentos técnicos por parte do professor
  • Conteúdo para diversas aulas, modelo de aplicação flexível
  • Acompanhamento da instituição pela Web
  • Customização disponível
  • Aplicação disponível para Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação

Game brasileiro desafia jogador a se tornar um empresário de sucesso



Os jogos educativos provam, dia após dia, seu potencial nas salas de aula. Através de um enfoque lúdico e divertido são transmitidos conteúdos curriculares e desenvolvidas habilidades diversas. E quem pensa que só crianças podem aprender de forma lúdica se engana. Um exemplo é o game  Ilha do Empreendedor, da Insolita Studios, desenvolvido para diversos públicos, e que pode ser utilizado desde o ensino fundamental até cursos de pós-graduação e especialização.



Winston Petty, responsável pelo desenvolvimento do jogo, conta que a ideia nasceu dentro da própria Insolita Studios, ao contrário de muitos jogos educativos que são feitos a pedido de um cliente em específico. Dentro do universo da ilha, o mercado está numa situação promissora, propícia para se empreender. O objetivo, então, é se tornar o maior empresário do local. 



Mas se tornar um empresário de sucesso não é fácil na vida real e, portanto, nem na Ilha do Empreendedor. Para se abrir um negócio, por exemplo, o jogador deve seguir os passos já conhecidos por quem empreendeu na vida real, como Análise de Oportunidade, Planejamento Inicial, Aquisição de Recursos etc. O diferencial do jogo, então, está em tornar esse processo mais intuitivo, o que, com o acompanhamento pedagógico do professor, forma um conhecimento no jogador sobre as ferramentas do empreendedorismo. 



Conceito ambicioso


Winston Petty conta também que o Ilha do Empreendedor parte de um conceito ambicioso, uma vez que foi feito para salas de aula e workshops. Devido a essas características, o jogo não está disponível para jogadores individuais. A proposta dele é toda voltada para modos de jogo multiplayer.



Um diferencial do game está também justamente no embasamento teórico que permitiu a realização do projeto. Para falar com propriedade sobre os assuntos abordados, o desenvolvimento do jogo contou com a participação de especialistas, que contribuíram em duas frentes. Na frente de empreendedorismo, trabalhou o professor José Dornelas, autor de vários livros na área e reconhecido especialista no tema. Já na frente de jogos e cultura, foi chamado o professor Roger Tavares, que fez a ponte entre o jogo e a sala de aula.



Criando uma linguagem

Roger Tavares se define como um “jogador das antigas”. Seguiu carreira acadêmica, pesquisando jogos educativos, e trabalha com eles há pelo menos 10 anos. Ele conta que, no Brasil, a indústria de games é ainda emergente, e, portanto, necessita do apoio governamental. O governo, por sua vez, não tem interesse em investir em games de entretenimento. Vem daí grande parte do estímulo para o desenvolvimento de jogos educativos. A diferença fundamental entre esse gênero e os jogos de entretenimento é o trabalho conceitual que o jogo educativo pode desenvolver, quando bem sucedido. 


No Ilha do Empreendedor, Tavares também contribuiu na confecção de um material paradidático, que consiste em um manual voltado para o educador ou facilitador. Muitas vezes, o educador não possui tempo para estudar o jogo e formar planos para a sala de aula, além de não ser familiarizado com o mundo dos games. O manual facilita esse trabalho, ao propor atividades e possibilidades para o uso em sala de aula. 


Mas o maior desafio foi a preocupação em fazer um jogo para todos. Ele adverte que não se trata de infantilizar o usuário. Mas em despertar, antes de tudo, o lúdico e o divertido, o que às vezes pode parecer distante em se tratando de públicos mais experientes. Para isso, explica, não há fórmula pronta: “Ao se fazer um jogo de luta, por exemplo, existe uma linguagem já mais ou menos estabelecida, que se bem apropriada, e se o desenvolvimento for criativo, é quase garantia de sucesso. No jogo educativo, não há essa linguagem. Está todo mundo aprendendo ainda como fazer, então acho mais desafiador”.



Nas salas de aula


Todo o trabalho no desenvolvimento, porém, é recompensado quando o jogo chega às salas de aula. Quem diz é Daniel Garcia Correa, coordenador do núcleo de empreendedorismo do SENAC-SP: “Os jogos trazem uma energia muito legal para a sala de aula”. Ele continua, afirmando que os alunos se interessam muito mais pelo conteúdo depois de terem jogado, “pois querem entender o que aconteceu nos jogos”, pontua. 



Por se tratar de um jogo que trabalha principalmente com as etapas de criação de uma empresa, como captação de recursos, identificação de oportunidades e análise de ideias, o “Ilha do Empreendedor” dialoga diretamente com o projeto educacional do SENAC, que procura oferecer uma formação empreendedora consistente, integrando o que a instituição chama de “Sistema de Educação Empreendedora”. 

O SENAC-SP utiliza o Ilha do Empreendedor em alguns de seus cursos técnicos ou de graduação, e os resultados são excelentes. Daniel também destaca que essa ferramenta vira assunto de discussão entre as diversas turmas, e isso traz “uma discussão de conteúdos e estratégia muito saudável”.






Fonte:
https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/game-brasileiro-desafia-jogador-a-se-tornar-um-empresario-de-sucesso/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Feliz dia das Mães



Ser Mãe é ser Esperança,

aguardando e querendo sempre o nascer de um filho

Pois é assim que ela se realiza.


Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você cuidar da nossa casa e de todos que moram nela, e eu aprendi que temos que cuidar de tudo que nos foi dado.


Eu aprendi, como uma das maiores lições de vida, que eu precisava aprender com você a ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse.



Quando você achou que eu não estava olhando, eu olhei para você e quis dizer: “Obrigado por todas as coisas que eu vi quando você pensou que eu não estava olhando.


Para estudar, trabalhar e competir



Deus a fez mulher

Mas para guiar a criança insegura

Deus a fez mãe

Mãe, o céu sem confins revela-me teu amor…



A vastidão do mar fala-me da tua bondade…

As altas montanhas refletem teu heroísmo…

A profundeza dos vales espelha tua humildade…

A beleza das flores traduz teu caminho.




Ser Mãe é ser Atenção,


observando e cuidando de cada passo dado pelo filhos

Pois eles viverão com muita saúde



Feliz Dia das Mães a todas as Mamães!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mensagem para Dia das Mães.


Mãe e flores.

Já notou como associamos mães com flores?

As mães são como as flores: perfumam, embelezam, anunciam a vida!

As mães como as flores: são sensíveis e ao mesmo tempo resistentes.

Algumas estão firmes realizando a sua missão de gerar e manter a vida!

Infelizmente, outras mães estão murchas, ressecadas, esgotadas...

Estão desanimando, e colocando em risco os frutos...

Já pensou se as flores se cansarem de serem flores?

Todos os frutos, perfumes e belezas estariam ameaçados!

Se as mães desistirem... Toda geração estará condenada ao sofrimento, ao esfriamento, ao fracasso.

Algumas mães já desistiram: de amamentar, de proteger, de elogiar, de corrigir, de criar, de se dar...

Preciosa mãe: não tenha medo! Pois o seu Criador, O SENHOR Todo Poderoso, será o seu marido e o seu Salvador!

O SENHOR Deus te diz: “O meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” Isaías 54:10.

A Bíblia diz em Isaías 55:6,7: “Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo.”

Volte-se para Deus, como as flores buscam a luz!

“Orem ao Senhor enquanto Ele está perto.” Fale com Deus: Ele te ouve!

“Mudem sua maneira de viver e abandonem seus maus pensamentos.” O mau envenena a alma.

“Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois Ele tem compaixão e perdoa completamente.”

Você vale muito mais que as flores.

Mãe, não desista!

Seja como as flores! Embeleze seu jardim, independente de como esteja o solo.

Pois não há esperança de vida sem vocês!

Não posso imaginar o mundo sem mães, que desempenham o seu belo papel.

Assim como não posso imaginar o mundo sem a riqueza das flores, pois são elas que asseguram a reprodução da espécie.



Alexa Guerra -> http://alexaguerra.blogspot.com/

Presente para as mães

Sabe qual presente eu mais gostaria de receber no dia das mães?


É um presente que não pode ser comprado, somente colhido. Não, não são flores… mas como elas esse presente traz alegria e perfuma a vida.

O presente que eu mais quero, dinheiro nenhum pode comprar.

É algo que somente o filho e esposo podem dar.

O mais estranho é que este presente depende mais de mim do que dos outros.

O que eu mais gostaria de receber como mulher está escrito na Bíblia em Provérbios 31:28 a 30 - Respeito, elogios e declarações de amor.

Nada pode fazer uma mulher mais feliz e realizada como mãe e esposa do que saber que: Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: 'Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas’.

"A formosura é uma ilusão e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos."

Então preciso amar e obedecer a Deus para que assim eu possa receber esses preciosos presentes que chegam como fruto do temor ao Senhor: Respeito, elogios e declarações de amor.

Melhor ainda será se o respeito vier acompanhado de beijos e abraços e se os elogios vierem em um cartão e a declaração de amor com flores... Então, será tudo de bom!

É o que desejo de todo o meu coração de mãe.

Alexandra Guerra é pedagoga, palestrante e jardineira. Autora dos livros "Infância: O Melhor Tempo Para Semear" e "Ciclos: de vida ou de morte, em qual deles sua família está?".

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agradecimentos

Gratidão, carinho são sensações tão agradáveis... Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o solo fértil. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando são cuidadas com amor. Quase todos temos motivos para os sentimentos puros e sinceros.



 
Quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam, isso ilumina nosso viver.



Com tanta compreensão e carinho, nos enchem de gratidão, pois mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar, a minha família...
Agradeço por fazerem parte da minha vida.
AMO VOCÊS!!!"
Beijos...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

53 segredos fáceis para por fim no extress

1. Não antecipar problemas
A palavra já diz tudo: pré-ocupação, ou seja, sofrer por antecedência. Calma! Além de gerar ansiedade, a preocupação tende a atrair resultados negativos. Desocupe a mente das frustrações desnecessárias.


2. Perdoar e pedir perdão
Todo mundo erra, até você. Precisa dizer mais?



3. Dar chance ao prazer
Você se sente cansada demais para sair num sábado à noite? Algo está errado. Por que aceitar apenas as tarefas obrigatórias e recusar a diversão? Mude de tática e chame os amigos.
4. Trocar a necessidade pelo desejo
Restrinja os relatórios profissionais aos horários de expediente. E tire da estante aquele romance que você quer tanto ler, mas nunca começa. A arte tem efeito mágico e pode até alterar sua percepção de tempo.

5. Descansar
Cansaço não se resolve com truque, mas com repouso. É simples.


6. Desfrutar da manhã
Dormir até tarde no domingo parece tentador. Mas isso aumenta a sensação dele targia. Se você curtir bem o dia e for deitar cedo, ganhará mais vigor.


7. Desistir de ser superpoderosa
Respeite seus limites e não tente abraçar o mundo. Que poder é esse que deixa você exaurida no fim?


8. Recusar convites
Impossível emendar a happy-hour com uma passadinha no mercado, um cineminha, dois aniversários e uma balada para fechar a noite. Eleja dois programas no máximo. E divirta-se!



9. Permitir-se uns minutos a mais no banho.



10. Negociar prazos
Não dá para recusar os pedidos do chefe. Mas é possível definir a ordem das tarefas e o tempo necessário para cumpri-las.


11. Tomar chuva
Saiu cansada do trabalho e está caindo o mundo? Em vez de achar que o Universo conspira contra você, experimente sair na chuva. Deixe a água lavar todos os problemas. A sensação é libertadora.



12. Respirar fundo
Inspire pelo na riz profundamente, sentindo o pulmão encher de ar. Conte até 10. Lentamente, solte o ar pela boca. Repita o processo até se sentir, literalmente, arejada.
13. Fazer caminhadas
Por esporte ou por prazer, caminhar é excelente para a saúde, além de aliviar o stress. Especialistas dizem que 15 minutos bastam para dar um reset no humor.




14. Não guardar mágoas.





15. Acionar seu filtro de proteção
Sua mente não é saco de lixo. Esvazie a caixa de e-mails, fuja de fofoca, mau agouro e conversa fiada...




16. Organizar-se
Mulher estressada perde tudo o tempo todo. Deter mine lugares fixos para guardar as cha ves, os óculos...






17. Mudar o ritmo
Levante mais devagar, coma com mais calma, fale menos e mais baixo... e sinta o efeito.




18. Tirar férias mentais
Deixe os pensamentos viajarem por dois minutos para algum lugar que você ame. Recarregue as energias e volte renovada.

19. Encontrar a sua bolsa de guerra
O troca-troca de modelos complica o cotidiano. Uma coisinha sempre fica para trás. Uma boa companheira é aquela que está no seu armário e tem tamanho médio, cor neutra e muitas divisórias!

20. Escolher seu exercício predileto
Não adianta pagar academia e não ir! A melhor maneira de se livrar do stress é fazer o esporte de que você gosta. Bastam 30 minutos de exercícios para o corpo produzir o hormônio betaendorfina, que traz sensação de bem-estar, motivação e autoconfiança.


21. Não fazer nada.





22. Pensar positivo

 Mesmo que tenha grandes desafios pela frente, espere pelo melhor. E a chance de isso acontecer aumentará.



23. Meditar
Sozinha, num lugar calmo, sente-se com conforto, feche os olhos, respire. Os pensamentos surgirão. Encare-os como nuvens no céu. Sinta-se no azul, deixe-os chegar e passar, não se esforce para impedi-los nem se apegue a nenhum. Observe. Se entrar numa nuvem, saia dela. Comece com cinco minutos e tente chegar a 20 minutos por dia.



24. Relaxar e prestar atenção
Tensa demais? Feche os olhos, solte os ombros e as mandíbulas, encoste os pés no chão. Fique atenta à respiração.



25. Incluir mais beleza em sua vida
Um vaso de flor, um jeito de arrumar a mesa ou os cabelos, um novo olhar para a paisagem. Belos bálsamos.







26. Tirar uma horinha para desligar o celular.






27. Chorar
Alívio natural e orgânico contra nó na garganta e peito apertado.





28. Dançar
Não precisa matricular-se numa escola. Tire os sapatos, coloque seu som predileto. E solte-se.





29. Dar uma pausa de dez minutinhos
Leia uma revista, ligue para alguém querido, vá tomar um café com sua amiga. Crie uma pausa breve para se reanimar.






30. Escutar com mais atenção
Assim, você será ouvida também. Esse pingue-pongue reconforta.





31. Beber água
Quem está cansada às vezes se esquece de fazer o básico. Hidrate-se e dê um refresco ao corpo.





32. Melhorar já a sua alimentação
O banquete anti-stress inclui legumes, frutas, amêndoas, linhaça, rúcula, espinafre e manjericão. Ou seja, vitaminas do complexo B e C, além de cálcio e magnésio. É pura força na peruca!



33. Parar de correr atrás
Gandhi dizia que “a paz é o caminho”. Esqueça metas futuras. Construa sua paz, sua saúde e as boas relações todos os dias. E esse será o seu presente.



34. Soltar a voz
No chuveiro, no trânsito, na rua, baixinho ou a plenos pulmões, cante uma canção. Nenhum sapo vai ficar entalado na garganta.




35. Conhecer os marcadores somáticos
Como você está respirando? O coração bate calmo ou acelerado? E os músculos, estão pesados, apertados? Converse com seu corpo e ele informará o que você precisa saber. Ou mudar.




36. Entrar em contato com a terra
Deite na grama e confie. O colo dessa grande mãe cura tudo.





37. Fazer uma coisa de cada vez.






38. Pedir o cardápio de sobremesa
Restrição calórica tem limite. Equilibre as metas da boa forma com as delícias de uma escapadinha. Ou acabará ficando estressada com a dieta.

39. Adotar um animal de estimação
Não há dia de cão que resista ao amor e ao carinho do seu bicho (mesmo que seja um gato!). Olhe nos olhos dele e verá. Mas lembre-se: esse é um compromisso para a vida toda do animal.



40. Reviver os bons momentos
Antes de dormir, repasse o dia. Pare nos momentos bons e tente recuperar o sentimento que você viveu. A gratidão alivia.

41. Fazer sexo
Poucas coisas são tão relaxantes quanto um orgasmo. Com ou sem parceiro, solte a imaginação...


42. Permitir-se um agrado
Compras não resolvem problemas, mas um mimo de vez em quando alegra o dia. A ideia é ser generosa consigo mesma.


43. Molhar o umbigo
Quando estiver desgastada, encha uma bacia com água gelada e algumas pedras de gelo. Molhe um pano e passe ao redor do umbigo no sentido horário, de cinco a dez minutos, até a pele ficar avermelhada. É ótimo para ressaca e cansaço.




44 Estabelecer prioridades.





45. Abusar do post-it
Não sobrecarregue a sua memória com milhões de compromissos, prazos, telefones, aniversários... Cole tudo no papel. E descole-se.

46. Parar de fazer o que não gosta
No que depender de você, escolha sempre o bem-bom. Não está gostando de um livro? Pare de ler. O filme é chato? Stop nele. As discussões com o namorado viraram um inferno? Encontre outro que a leve para o céu.
47. Preservar sua intimidade
Não desabafe seus problemas com todo mundo, pois isso é reviver a angústia. Escolha alguém íntimo para abrir o coração. Depois, pense em outras coisas.



48. Espreguiçar, espreguiçar, espreguiçar!







49. Rir da situação – e de si mesma
Além de lidar melhor com as frustrações, você aprenderá a ser menos exigente. Não está achando graça nenhuma? Dê um passo para trás e veja suas trapalhadas de longe.



50. Ouvir música
Ela estimula o cérebro, toca o coração ou os quadris! Alguns ritmos favorecem a concentração, outros a diversão, a emoção...


51. Dirigir o seu filme
Monte a sua agenda como um roteiro de cinema: especifique cenas e personagens. Calcule o tempo de cada tomada. Vai ser um curta-metragem? Ok. Almeja uma longa obraprima? Ótimo. Só não dá para fazer num único dia.



52. Fugir da rotina.

 





53. Desligar a televisão
Ela mantém você ligada. Tire o fio da tomada.



Fonte: http://claudia.abril.com.br/