segunda-feira, 18 de abril de 2011

A Implantação Das Tecnologias Da Informação No Ambiente Escolar

Autor: Profº Raul Cuore

Treinamentos Hermelinda
RESUMO
Este trabalho trata da forma de implantação das Tecnologias da Informação na Escola, como estas tecnologias podem ajudar ao aluno e ao professor e os cuidados que devem ser tomados para que a informática realmente se torne uma ferramenta de ajuda no ambiente escolar.
Palavras-chave: Escola; Informática; Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO
Com a abertura do mercado no inicio da década de noventa o Brasil vem, cada vez mais, informatizando todos os setores da sociedade e a necessidade da implantação desta tecnologia não poderia deixar de fora a Escola.
Atualmente o maior desafio é promover a chamada “inclusão digital” em todas as Escolas. As salas equipadas com computadores alcançam um índice bastante aceitável no setor de ensino privado. Já no ensino publico a quantidade de equipamentos disponíveis para o aluno e os professores são insuficientes.
A instalação indiscriminada de equipamentos não resolverá o problema, pois alem da parte física propriamente dita terá que acontecer o treinamento de pessoal técnico e dos professores a fim de tirar o melhor proveito destas tecnologias na sala de aula.

2 O DESAFIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA
Treinamentos / atualizações
Quando as fronteiras do Brasil se abriram para receber as tecnologias da informação no inicio da década de 1990 se falava que uma revolução estava em andamento, pois o mundo como era conhecido não seria mais o mesmo.
Inúmeras teorias surgiram de como a informática poderia ser aplicada em todos os setores da sociedade e principalmente como seria útil para a educação. Dizia-se que o computador viria até substituir o professor na sala de aula.
Passados alguns anos esta empolgação deu lugar à percepção de que não seria bem assim. A informática é, sem duvida, uma ferramenta de apoio extraordinária para o professor, dando meios para inserir nas suas aulas uma grande variedade de efeitos visuais e sonoros, chamados de efeitos hipertextuais que, sem duvida enriquecem sobremaneira a exposição do tema tratado em sala de aula, porém o professor é, e sempre será indispensável.
O desafio agora será treinar o profissional da educação para fazer a informática a sua aliada e quebrar resistências que ainda existem nestes profissionais quanto ao uso e eficácia destas tecnologias no ensino integrando-as com os métodos convencionais.
Professores preparados; aulas dinâmicas e interessantes... 
O papel do professor é orientar o aluno para o correto uso da informática a fim de enriquecer o seu conhecimento, pois estas tecnologias têm uma parte sombria, principalmente a Internet, que é sem dúvida a maior fonte de conhecimento a qual o homem já teve acesso, mais também onde circula todo tipo de material de qualidade duvidosa e até criminosa.

3 A INCLUSÃO DIGITAL PARA TODOS
A chamada “inclusão digital” pode ser de fato uma inclusão, porém pode tornar-se uma forma de exclusão.
Os estabelecimentos de ensino privado estão cada vez mais, montando salas de informática e contratando técnicos e professores para o funcionamento das mesmas. Enquanto o técnico cuida da infra-estrutura, montagem e manutenção dos equipamentos o professor cuida da orientação dos alunos quanto ao correto uso educacional do conteúdo dos computadores instalados na instituição.
Apoio / suporte do técnico de laboratório ao professor 
Sem duvida este contato com a tecnologia da informação prepara o aluno, desde o ensino fundamental para o contato com o mundo digital, preparando-o para o mercado de trabalho e as mais diversas atividades que o acompanharão durante a vida.
Nos estabelecimentos de ensino publico a realidade é outra. Não são todas as Escolas que possuem salas de informática e, quando estas existem são montadas, na sua maioria, com equipamentos obsoletos e uma grande deficiência de profissionais técnicos e orientadores.
Este fato retarda a o contato do aluno com a informática privando-o no futuro de concorrer de igual para igual com outros alunos egressos de escolas particulares.

4 O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO
Alunos desenvolvendo atividades online
Antigamente os Softwares educativos resumiam-se a meros joguinhos que ao principio se tornavam interessantes para o aluno, mais após algum tempo eram abandonados, pois ficavam repetitivos.
Atualmente o material desenvolvido nos vários campos da educação prima pela interatividade e como diz Cysneiros (2004), “os atuais Softwares educacionais procuram provocar a criatividade, experimentação e adaptação a cada situação nova que cada grupo de alunos enfrenta”.
O objetivo do Software educativo deve ser desenvolver no aluno o raciocínio e a curiosidade para torná-los cada vez mais cidadãos do mundo, do País, da cidade, do bairro e integrá-los com a sociedade da qual fazem parte.
Haverá então, a necessidade de professores cada vez mais preparados e sensíveis para lidar com a complexidade destas novas tecnologias e o ato de ensinar e educar.

5 CONCLUSÃO

Na escola Hermelinda existe um projeto, onde todas as turmas
tem o direito a uma aula por semana no laboratório de 
informática. Funciona através de um cronograma mensal e
o agendamento é bastante intenso.
Podemos perceber então que a simples instalação indiscriminada de equipamentos e softwares nas Escolas não é suficiente para garantir uma melhoria significativa na educação.
Este procedimento deve vir acompanhado de um cuidadoso planejamento e gerenciamento, envolvendo diretores, gestores, professores, pais e alunos com o intuito de garantir que os resultados para a formação do futuro cidadão sejam os melhores possíveis pois, garantindo uma formação correta estaremos promovendo um desenvolvimento maior para nossa sociedade nas gerações futuras e desta maneira combatendo as desigualdades sociais.

6 REFERÊNCIAS
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Professores e Máquinas: Uma Concepção de Informática na Educação. São Paulo: Senac, 2004. 176 p
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-implantacao-das-tecnologias-da-informacao-no-ambiente-escolar-945004.html


Perfil do Autor
Professor de Matemática e Fisica na Rede Particular de Campo Grande - MS. Graduado em Matemática, Pós-Graduando em Eduacação Matemática.

PS.:  Imagens e filmes são resultados de experiencias vivenciadas na escola Profª Hermelinda de Figueiredo, onde coloco em prática juntamente com a equipe gestora, projetos que  integram as tecnologias na prática pedagógica.

  • Profª: Domingas
  • Turma: Superação 1 / 2010
  • Proposta: Desenvolver práticas de acordo com o planejamento curricular (português, matemática, história, geografia, ciência, artes, ...), que se fundamentam essencialmente no diálogo e na ação de forma inovadora e reflexiva.
  • Resultados: Alunos mais centrados e motivados (estatística de faltas no dia da aula no laboratório de informática = zero), avanços no desenvolvimento e intelectualização do processo de aprendizagem, cultura e criatividade na utilização das tecnologias em sala de aula.


  • Profª: Margareth
  • Turma: 4º ano / 2010
  • Proposta: Desenvolver atividades de acordo com o planejamento curricular (português, matemática, história, geografia, ciência, artes, ...), proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, reflexiva e construtiva.
  • Resultados: Avanços no desenvolvimento de aprendizagem e cultura de utilização das tecnologias em sala de aula. 

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